28 de mai. de 2009

Você primeiro ou o Mundo?

Postado por AnaBaú às quinta-feira, maio 28, 2009
"Todos querem mudar o mundo, entretanto ninguém quer mudar a si mesmo".
Ontem me perguntava: O que é mais importante, mudar o mundo ou a si mesmo? Penso que embora sejamos "seres sociais", as pessoas, cada vez mais se trancam dentro de si mesmas e buscam alternativas individuais para os conflitos que atingem a maioria das pessoas.
Ainda que possa parecer uma pergunta absurda, vale a pena nos perguntarmos: Será superfície de nossa pele, a camada responsável pela distinção entre o "eu" e o mundo? Conhecem essa história?
Num reino muito distante havia um príncipe que vivia em seu palácio rodeado de luxo e conforto, casou-se bem jovem com uma linda princesa e vivia muito feliz. Embora feliz e satisfeito, sua vida ficava circunscrita aos limites de seu palácio. Curioso por saber o que existia além dos portões de sua suntuosa residência, empreende uma viagem e se confronta subitamente com a realidade da vida e com o sofrimento das pessoas por onde passava. Esta realidade o toca profundamente e a partir de então, passa a refletir sobre o por quê dos sofrimentos humanos. Convencido de que as respostas não seriam encontradas dentro de seu palácio, sai em busca de sabedoria. Senta-se debaixo de uma árvore e decide que não comeria nem sairia dali, até que atingisse o grau de sabedoria desejado. Depois de longo período, isolado em si mesmo e debilitado pelo jejum, descobre que a morte de seu corpo e a solidão não poderia ajudá-lo a atingir a sabedoria que procurava. Abandona este estado e funda um primeiro conceito de sua doutrina, "O Caminho Intermediário". Falo de um príncipe que viveu na Índia chamado Sidarta Gautama, o Buda. Os ensinamentos de Buda e de seus discípulos apontarão que embora possuamos consciência de nossa individualidade, este nível de consciência deve ser transcendido para um sentimento de unidade com todos os seres e criações do universo. O príncipe ao atingir o estado de iluminação que desejava, experenciou uma profunda transformação interna e resolveu dividir seus conhecimentos com outras pessoas. Seus seguidores tornaram-se cada vez mais numerosos e o budismo se transformou num importante sistema ético, religioso e filosófico do oriente, influenciando grande parte do planeta. Talvez esta história possa, de alguma forma, nos ajudar a pensar que indivíduos e sociedades afetam-se mutuamente. Por outro lado, ao atingir a condição de Buda, este não retorna ao seu palácio, muito pelo contrário, orienta seus conhecimentos para as realidades humanas, pois estas oferecem excelente exercício de seus ensinamentos e de desenvolvimento. Portanto, ao retomar a questão creio que a transformação do mundo e de si mesmo, só é possível se haver uma conciliação da relação existente entre indivíduos e sociedade, e jamais isoladamente só você ou só o mundo.

Após ler isto responda : Quem deve mudar primeiro Você ou o Mundo?

0 comentários:

Postar um comentário

 

Uma capirotinha. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos