2 de ago. de 2009

Não se faça de vítima!

Postado por AnaBaú às domingo, agosto 02, 2009

O ser humano, no processo de evolução, tem alguns caminhos que pode escolher para trilhar; afinal, uma das regras básicas do bem viver é que todos tenham a sua escolha, o seu Livre-Arbítrio.
De todos os caminhos, o mais difícil é a SUPERAÇÃO de nossas dificuldades que sempre são criadas pelas nossas atitudes.
Ser omisso é a pior que poderemos escolher para nós.
No entanto, nada é mais dificultoso de ser superado que a postura de vítima, muito mais ainda da vítima omissa.
Sabe o que é preciso ser feito para ser vítima? Nada... Além de se lamentar.
Conversei com uma pessoa que em essência é guerreira, mas estava adotando a posição de vítima. Procurava um emprego. Pediu demissão do local onde trabalhava.


Tempos atrás ela tinha um comércio e seu ex-marido pôs a perder todos os seus bens por conta de ações despreparadas. Ela, ao contrário, sempre foi lutadora e no momento em que seu ex colocava tudo a perder, nada podia fazer, porque estava passando por uma maternidade de altíssimo risco. A parte boa de tudo isso foi uma linda filha.
É óbvio que o casamento teve o fim previsto.
Estava estampada em sua fisionomia que sua energia não era a mais correta para si mesma. Ela não adotava a postura que trazia em essência, na alma, no espírito, na sua evolução. Batalhadora e guerreira. Lutava contra si mesma e estava começando a perder a batalha.
Disse-lhe:
- Acho que você não deveria fazer isso consigo. É uma postura muito feia portar-se como vítima. Foi você que não soube analisar direito. Cada má avaliação tem um custo e, na maioria das vezes, o custo é emocional e material. Ambos andam juntos, afinal, somos humanos. O que fazermos com este resultado depende exclusivamente de nossa capacidade de entendermos o retorno.
Por que contaminá-lo com coisas que de nada servem? Por que não fazer um plano de ação para algo absolutamente novo? Uma pessoa vítima será eternamente uma derrotada. É isso que você quer para si?
Criar nova vida exige novas atitudes que são precedidas por novos pensamentos. Tirar lições de nossos erros faz parte de um nobre aprendizado. Sucumbir em nossos erros não significa estacionar. É regredir mesmo.
Lágrimas não resolvem. O que fará a diferença em sua vida serão suas novas atitudes. Suas lágrimas são muito pequenas para lavar toda a sujeira. Você precisa analisar o seu passado para entender o seu presente. Se pretende um futuro melhor é preciso esquecer as coisas ruins que a maltrataram e começar uma nova vida. Na realidade, a sua vida.
É óbvio que não se trata de uma atitude fácil. Sempre é mais cômodo ser vítima. Para ser vítima não é preciso fazer nada, além de produzir lamentos, falar mal das pessoas e criar uma péssima energia à sua volta.
Então ela olhou para mim e disse:
- Que bom que vim aqui , que bom falar consigo. Eu precisava ouvir isso.
Sua energia mudou e a conversa começou a fluir.
Recomendei várias coisas á ela. Não por pena, mas pela maneira de se comportar. Soube reagir quando deveria assim proceder.
De minha parte, já me posicionei várias vezes como vítima e nada colhi além de olhares penosos, indagativos e, principalmente, lamentosos. Todo ser humano um dia já foi, ou se posicionou, como vítima.
Muitos, portanto, já sabem que esta postura nada agrega.
Em idioma islandês VITI significa inferno. Em tibetano MA significa elevado. Portanto VITI MA é muito pior do que um elevado inferno. É um estágio de burrice mental, infernal, potencializado por nós mesmos.
Se você está lendo este texto em estado de vítima, agradeça...

Pensem nisso meus amores!

Ótimo Domingo , Amanhã começa tudo de novo , final das férias mas vamos seguir !

Os amo e se cuidem!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Uma capirotinha. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos